Relatório de Atividades
Home » Relatório de Atividades
09/09/2013

Palestra do COAVE (vespertino) - Escola Leopoldo Simão, Indaial/SC

Integrando o roteiro 2013 de palestras gratuitas realizadas pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu, aconteceu no dia 3 de setembro, na Escola Básica Municipal Leopoldo Simão de Indaial, uma palestra sobre “Educação Ambiental através da Observação de Aves” para uma turma de estudantes do 7° ano (vespertino) totalizando 19 alunos.

A palestra foi ministrada pelo presidente do COAVE, Maicon Mohr, que abordou a importância das aves para o meio ambiente e uma série de outros fatos e curiosidades sobre elas.

O clube objetiva com as palestras, promover a conscientização e educação ambiental nas escolas e acrescentar aspectos práticos ao conteúdo estudado, despertando assim a motivação dos alunos na busca pelo conhecimento. A atividade iniciada às 13 horas e 30 minutos, teve duração de 1 hora e 30 minutos e foi acompanhada pela sócia do COAVE, Juliana Marcelino Mohr e pela professora de ciências da turma.

A palestra foi muito bem aceita pelos estudantes, reforçando a crença do COAVE de que a educação é o alicerce para a construção de um mundo melhor e preservado.

Dando continuidade ao nosso levantamento sobre aves em cativeiro na região, constatamos que três alunos desta turma possui uma ave silvestre em cativeiro, representando 15% do grupo.

Durante a palestra, um aluno questionou: - “Aonde o Martim-pescador-grande costuma construir seu ninho?” Então, conforme combinado, para incentivar o processo de pesquisa, segue abaixo a resposta:

- O Martim-pescador-grande vive em grandes rios, lagos, lagunas, manguezais e à beira-mar, sempre que houver barrancos ou rochas em que possa nidificar. Curiosidade: no estado do Rio Grande do Sul esta espécie é também conhecida como “Matraca”!

Ao final da palestra, foi colocado à disposição dos alunos o site e o facebook do COAVE. Através destas ferramentas, o clube busca incentivar a pesquisa consciente como instrumento de melhoria do estudo. Também sorteamos uma camiseta do COAVE entre os alunos presentes.

O COAVE agradece a Escola Leopoldo Simão pelo contato e também por oportunizar a inclusão da Educação Ambiental de uma forma diferente aos seus alunos. Certamente, através desta parceria, possibilitaremos a formação de cidadãos mais conscientes e ativos com relação à defesa do Meio Ambiente.
Fontes consultadas:
- Ornitologia Brasileira/ Helmut Sick, 1997 – página 474.

Outras Imagens

• tmp_noticias/in(440x500)-1271.jpg

Juliana Marcelino Mohr | COAVE

tmp_noticias/in(600x450)-1271.jpg Juliana Marcelino Mohr | COAVE http://www.coave.org.br