Quem Somos
Home » Quem somos
O Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu - COAVE foi fundado no ano de 2002, através de uma parceria entre o curso de Turismo da Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI), hoje Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), e a Organização Regional de Turismo (ORT). Ambas as instituições foram muito importantes na orientação, estímulo e apoio para a criação da nova entidade.

O ponto de partida para o surgimento da ideia de criação do novo clube surgiu em um curso básico de observação de aves, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), sob a coordenação do biólogo gaúcho Márcio Efe, no Parque Ecológico Spitzkopf, de Blumenau. Nascia então, o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu - COAVE.

Dentre as atividades do Clube, possuidor do status de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e declarado Entidade de Utilidade Pública Municipal de Blumenau, podemos citar: atividades práticas em campo para observação de aves, pesquisas de cunho científico, cursos voltados ao trade turístico, palestras gratuitas nas escolas da região, projetos de Educação Ambiental em geral. Para oferecer um embasamento teórico e também uma maneira de dar continuidade no aprendizado do tema, o COAVE editou, em 2004, um Guia de Aves da região do Vale Europeu, auxiliando de forma inovadora o desenvolvimento da atividade e alcançando juntamente com seus associados mais um dos seus objetivos.

Nos anos de 2007 e 2008, o COAVE trabalhou em parceria com a UNIASSELVI na execução do serviço de observação da composição e dinâmica das aves nos municípios do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) – Salto Pilão.

O serviço fez parte do programa de Apoio ao Ecoturismo desenvolvido pela instituição de ensino para o Consórcio Empresarial Salto Pilão – CESAP, e colaborou com levantamento de áreas próprias para a prática da atividade e a capacitação de agentes das comunidades de Apiúna, Ibirama, Lontras e Presidente Getúlio, para a prática da atividade e condução de grupos de observadores de aves.

Desde o ano de 2009, em uma ação inédita, o COAVE vem realizando Consultas Populares, que propõem eleger "Aves-Símbolos" nos municípios catarinenses, toda esta mobilização objetiva envolver as comunidades na escolha de uma bandeira promotora de Educação e Preservação Ambiental. Nosso modelo foi tão bem aceito, que hoje serve de inspiração para processos semelhantes em outras cidades, brasileiras e estrangeiras. Até o final de 2012, o COAVE já promoveu nove Consultas Populares nos seguintes municípios: Indaial (2009), Brusque (2009), Blumenau (2010), Timbó (2011), Rodeio (2011), Ibirama (2011), Gaspar (2011), Dona Emma (2012) e Pomerode (2012). Outros municípios aguardam o processo para a escolha de seus símbolos-ambientais.

Atualmente, o Clube tem focado suas ações principalmente no Projeto de Educação Ambiental nas escolas. Através deste Projeto, percebemos constantemente os efeitos positivos sobre as comunidades e recebemos das escolas, apelos por sua continuidade.

Em novembro de 2012 o COAVE completa 10 anos de existência e com muito orgulho tem contabilizado o envolvimento de mais de 140.000 (Cento e quarenta mil) pessoas em todas as suas atividades. E é também neste ano, que por decisão da nova administração do Grupo UNIASSELVI, o convênio entre a instituição de ensino e o COAVE foi encerrado. Hoje, estamos em busca de novos apoiadores, com a certeza de que o COAVE pode e deve continuar beneficiando nossa região!

Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web