Entrevistas
Home » Entrevistas
04/08/2010

Entrevista com o sócio-fundador do COAVE Lorival Beckhauser


COAVE: Quem é Lorival Beckhauser?



Lorival Beckhauser: Uma pessoa simples, mas algo complexa, que causa muitas surpresas no seu desempenho como professor, advogado e terapeuta holístico e que sempre tentou cultivar e retribuir com gratidão os atos de carinho recebidos de suas inúmeras amizades.


COAVE: Qual foi o seu primeiro contato com a atividade de observação de aves e qual foi o fator motivador?



Lorival Beckhauser: Aqui cabe uma homenagem póstuma ao amigo Georgeney Jorge Ferreira, presidente da ORT - Organização Regional de Turismo e ligado ao trade turístico de Santa Catarina, Rede Plaza de Hotéis. Foi de quem recebi as primeiras informações sobre estas atividades de observação de aves, praticadas em uma de suas unidades turísticas (em Santo Amaro da Imperatriz). E com o apoio da recém criada UNIASSELVI e do Hotel Plaza Hering, onde Georgeney era o gerente. Resolvemos nos inteirar das atividades do birdwatching, largamente difundido em outros países. Com um curso, realizado no Parque Ecológico Spitzkopf de Blumenau, presença dos colegas da então ASSELVI e ministrado pelo biólogo gaúcho Márcio Efe. Presentes: Georgeney, Maicon, Marlon eu e alguns dos sócios fundadores do COAVE: Marlen, Taysa, Clarete, Julianne, Malcon, Homero, Levi, Claudinei, Emerson, Iris  e Daniel. Instituição criada por voluntários para divulgar e fomentar esta atividade de conservação da natureza. O passo seguinte foi a edição do manual de observação de aves (edição esgotada) e que esta sendo re-editada pela UNIASSELVI e de grande valia, nas saídas de campo e apresentações nas escolas e feiras da região.



COAVE: Você foi o grande incentivador para o surgimento do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – COAVE. Conte-nos um pouco sobre esta fase do Clube.



Lorival Beckhauser: Fui um dos incentivadores, mas grande mérito se dê ao Maicon e a Juli com o apoio do Marlon e todos sócios fundadores que não esmoreceram, apesar das dificuldades e que agora com o advento pleno da Internet possibilita e socializa o ingresso de um sem número de novos associados a este maravilhoso campo do lazer, pois esta atividade sintetiza o verdadeiro conceito do lazer: uma atividade lícita, espontânea, prazerosa, individualizada e praticada no tempo livre. O COAVE torna-se hoje um agente de transformação de meras trilhas de caminhadas, em campo de estudo e horas do incomensurável prazer que o contato com a natureza nos propicia.


COAVE: Como a atividade de Observação de Aves pode trazer benefícios para a natureza?



Lorival Beckhauser: Inúmeros são os benefícios que poderemos propiciar à natureza. Este contato direto com um dos grandes e importantes dos seus segmentos, as aves, nos remete a Stephen Jay Gould ¨Não podemos ganhar a batalha de salvar as espécies e os ambientes se não formarmos uma ligação entre nós e a natureza...temos que deixar espaço para a natureza em nossos corações.¨ E porque não um ninho?


COAVE: Embora você não seja biólogo, é fácil perceber que os seus conhecimentos sobre as aves são muitos até mesmo alguns estudos não publicados sobre os hábitos das aves da região já foram realizados. De onde vem todo esse conhecimento?



Lorival Beckhauser: Por ser uma atividade altamente prazerosa, nossos associados que o digam, permite o acesso a qualquer pessoa, independente de sua formação acadêmica e classe social, seu custo é relativamente baixo comparado com outras atividades similares, buscar fonte de informações e experiências práticas  inéditas quando da observação das aves. É nesta observação diuturna que tenho ampliado meu conhecimento, fundamentando-os nos estudos, senão diários, mas costumeiros.


Para finallizar:


COAVE: Qual o seu local preferido para Observar Aves



Lorival Beckhauser: Com minha família, construímos em um trabalho de vinte anos, um recanto, na divisa de Blumenau e Pomerode (Sítio Aconchego) Rua Bertold Tiedt, 953 Texto Central e lá a incidência de aves é deveras abundante. É onde tenho dedicado minhas horas de lazer para observar esta maravilhosa simbiose da fauna e flora do nosso precioso Vale Europeu. O sítio tem como lema: Aqui o tempo não tem pressa! (Hier die Zeit hat keine Eile).


COAVE: A avistagem de que ave seria uma verdadeira emoção para você?



Lorival Beckhauser: Cada ave no seu tempo.



COAVE: Deixe seu recado para os sócios e leitores do site do COAVE



Lorival Beckhauser: Não perca tempo, aproveite a oportunidade, informe-se a respeito dos clubes de observação de aves. Associe-se. Sua vida haverá de mudar. Nosso planeta Terra ficará muito grato.

 




Comentários

Não há comentários no momento!

Deixe seu Comentário

Nome

Mensagem
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web