Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Garça-moura
Nome Popular

Garça-moura


Nome Científico
Ardea cocoi


Nome em Inglês
Cocoi Heron

Família

Ardeidae

Tamanho

125 cm

Descrição

Sua coloração é cinzenta-clara uniforme, pescoço branco, alto da cabeça, rêmiges e algum desenho das partes inferiores negro; bico amarelado, e pernas anegradas.A plumagem de reprodução é muito semelhante à do restante do ano, distinguindo-se pelo pequeno tufo de penas brancas na base do pescoço, o maior contraste do branco do pescoço com o dorso acinzentado e os lados escuros do ventre. A listra negra da parte inferior do pescoço destaca-se mais nesse período, bem como o negro do alto da cabeça. Ao redor dos olhos aumenta a coloração azulada e o bico fica mais amarelo.
 

Dimorfismo juvenil

Quando saem do ninhal, as aves juvenis possuem a mesma coloração geral dos adultos, embora com menor contraste e sem a listra negra do pescoço ou os lados negros do ventre.

Habitat

Habita beiras de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados. Normalmente é solitário e desconfiado, exceto no período reprodutivo.

Alimentação

Costuma ficar pousada nas margens dos rios e riachos, em meio à vegetação, pescando peixes, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis.

Nidificação

Longo período de nidificação (janeiro a outubro). Ocupa os grandes ninhais coletivos. Seus ninhos, geralmente estão na parte superior e externa das árvores mais altas. Ali nascem 3 ou 4 filhotes por ninhada, a qual é chocada e cuidada pelo casal.

Curiosidade

A maior das garças do Brasil, com envergadura de 1,80 m.Também conhecido como Garça-moura.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.


Disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 22 de fevereiro de 2010.
 

Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web