Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Cabeçudo
Nome Popular

Cabeçudo


Nome Científico
Leptopogon amaurocephalus


Nome em Inglês
Sepia-capped Flycatcher

Família

Tyrannidae

Tamanho

13 cm

Descrição

Facilmente reconhecível pela nódoa anegrada no lado da cabeça, semelhante a uma orelha. Apresenta píleo pardacento-escuro e duas faixas amareladas na asa. Coloração geral verde garrafa, com lavado de amarelo na barriga, torna difícil de distingui-la no meio da folhagem.

Habitat

Vive a altura media na mata. Gosta de pousar nos cipós e galhos finos, em áreas expostas da parte interna da mata. Vive solitário ou em casais.

Alimentação

Caça insetos em vôo ou embaixo de folhas, saindo do poleiro e apanhando a presa. Não costuma retornar ao ponto de pouso, indo comer em outro galho.

Nidificação

Constrói um dos ninhos mais elaborados entre as aves. É uma grande massa de material vegetal, dependurada em raízes de árvores tombadas ou em barrancos. Arredondada, a parte externa é feita de restos de folhas, filamentos de fungos, musgos e paina, tudo trançado com cuidado e parecendo uma maçaroca natural, não um ninho. A entrada é lateral, com uma proteção superior, enquanto o ninho propriamente dito é feito de filamentos de paina. Muito compacto, é construído durante um mês, apresentando grande resistência aos elementos. Fica desde poucos centímetros do chão até alguns metros de altura.

Curiosidade

Pousa ereta ou levemente inclinada para cima. Não é observado em áreas abertas ou fora da vegetação densa. Seu chamado, alto e característico, parece vir de uma ave muito maior. É uma risada forte e relativamente longa, com as notas bem separadas.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.


Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 09 de março de 2010.

Imagens
  • title=
Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web