Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Beija-flor-de-garganta-verde

Lennon Tribess

Nome Popular

Beija-flor-de-garganta-verde


Nome Científico
Amazilia fimbriata


Nome em Inglês
Glittering-throated Emerald

Família

Trochilinae

Tamanho

8,5-11 cm

Descrição

A cor dominante é um verde claro, com tons brilhantes sob luz adequada. Atrás do olho destaca-se um ponto branco, mesmo tom da barriga e do desenho afunilado terminando na garganta de aspecto escamado, delimitado pelo verde dominante do pescoço e peito. Asas escuras e cauda arredondada, cinza escura. Bico longo e reto, de tom avermelhado pouco notável e ponta escura.

Habitat

Ocorre em ambientes abertos e bordas de matas. Visita as flores de arbustos, trepadeiras e árvores isoladas ou na borda da mata. Adapta-se a ambientes urbanos e é um dos maiores freqüentadores de garrafinhas de água com açúcar ou flores nas grandes cidades do centro do Brasil.

Alimentação

Alimenta-se de néctar.

Nidificação

Na época de reprodução as fêmeas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes, colocando apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer objeto chamativo.

Curiosidade

Para identificá-lo corretamente é necessário notar o tom verde fosco da garganta e a linha branca do peito, expandindo-se na barriga. É afastado pelos beija-flores maiores, mas é agressivo com outros da mesma espécie ou menores. Apesar de pequenos são ágeis e inquietos, podendo bater as asas até 70 vezes por segundo. Tal velocidade os garante a habilidade de ficarem parados no ar em pleno vôo. Para manter tal velocidade, gasta muita energia, por isso alimentam-se cerca de 15 vezes por hora.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.


Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 18 de fevereiro de 2010. 

Imagens
  • title=
  • title=
  • title=
  • title=
Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web