Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Gaturamo-verdadeiro
Nome Popular

Gaturamo-verdadeiro


Outros nomes populares
Bonito-lindo, Gaipava


Nome Científico
Euphonia violacea


Nome em Inglês
Violaceous Euphonia

Família

Fringillidae

Tamanho

12 cm

Descrição

Relativamente grande, de lado superior negro com forte brilho azulego, píleo anterior, lado inferior, e também a garganta, amarelo-escuro. As duas retrizes mais externas de cada lado com grande nódoa branca. Vexilo interno das secundarias com branco que permanece normalmente oculto. Os gaturamos-verdadeiros pesam cerca de 15g (macho).

Dimorfismo sexual

O macho tem as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas e a fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas. A fêmea é chamada, em Santa Catarina, de Gaipava.

Habitat

Habitam a orla da mata, fruteiras em plantações, árvores densas em parques, etc. É comum em bordas de florestas, florestas de galeria, clareiras, jardins, plantações de cacau e citrinos, fruteiras em plantações, árvores densas em parques, evitando áreas abertas mais áridas. Vive aos pares ou em pequenos grupos e junta-se com freqüência a bandos mistos de aves. Além de ser muito apreciado por seu canto melodioso, o macho costuma imitar as vocalizações de uma grande variedade de espécies, como gaviões, papagaios, tucanos e gralhas.

Alimentação

São aves sociais, que se alimentam de frutos e consomem insetos apenas raramente. Os gaturamos possuem moela degenerada, ou seja, possuem baixa capacidade de processamento mecânico dos alimentos ingeridos. O alimento é pouco aproveitado e eliminado poucos minutos após a ingestão.

Curiosidade

Um dos melhores imitadores. Um único macho pode se manifestar em poucos minutos na voz de 10 a 16 espécies de aves diferentes. São imitações perfeitas, mas traduzidas para sua própria força vocal reduzida. O repertório do gaturamo se torna a cópia fiel da avifauna da região em que vive. . Também é conhecida pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, Guiratã (nome para a fêmea, no Rio de Janeiro), guipara (idem, em Santa Catarina), guiratã-de-coqueiro (Pernambuco), tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 12 de abril de 2010.

Imagens
  • title=
  • title=
  • title=
  • title=
  • title=
Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web