Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Trinca-ferro-verdadeiro
Nome Popular

Trinca-ferro-verdadeiro


Outros nomes populares
Trinca-ferro, Papa-banana


Nome Científico
Saltator similis


Nome em Inglês
Green-winged Saltator

Família

Cardinalidae

Tamanho

20 cm

Descrição

É esverdeado, com Bico forte  (daí o nome popular “trinca-ferro” aplicado a todos os saltator) e cauda avantajada, muito parecido com S. maximus e S. coerulescens, lado superior verde exceto a cauda, xistácea em ambas as faces; garganta branca (às vezes amarelada no centro), estria malar realçada de branco, bochechas xistáceas. Não existe diferenças corporais entre machos e fêmeas.

Dimorfismo juvenil

Juvenil de peito e abdômen estriados de negro.

Habitat

Vive a beira da mata, tanto nas baixadas, como nas montanhas.São animais como qualquer outro que sofrem com a degradação de seu habitat natural e tráfico ilegal. Ousados e defensores do lar são bastante valentes em períodos reprodutivos com instinto territorialista acentuado, e em outros momentos costumam ser observados em bandos com mesmas espécies.

Alimentação

O trinca-ferro-verdadeiro alimenta-se basicamente de frutas e pequenos insetos.

Nidificação

A espécie permite seu ciclo reprodutivo a partir de 12 meses, quando encontra amadurecimento para o seu período fértil de postura pedindo gala e juntando as penas da cauda para facilitar o posicionamento do reprodutor. São capazes de ovular de 2-3 ovos entre 10-15 dias de incubação, e no decorrer do intervalo de 1 mês e meio o filhote encontra pré-disposição para separar-se de sua reprodutora, pois já se alimentam sozinhos e fazer o possível para evitar transtornos de estresse causado pela separação que pode predispor o filhote a doenças. A importância desta separação é fundamental para o próximo ciclo reprodutivo da fêmea que poderá chocar seus ovos com tranqüilidade. O pássaro para entrar em reprodução deve estar com sua musculatura bem definida e com uma camada de gordura bem distribuída em seu escore corporal, definido assim uma análise de sua condição corporal. As aves também permitem exames para observação do embrião, como a ovoscopia a partir do 5º dia, e exames de fezes para controle de oocistos.

Curiosidade

No Brasil existem cerca de onze formas do gênero Saltador, todas relativamente parecidas. Apenas uma das espécies bico-de-pimenta é bem diferente, pois uma máscara preta desce até a garganta, e o bico tem uma cor laranja bem intenso. Período de vida: aproximadamente 20 anos. Estado de Conservação da Espécie : Referente a dinâmica das populações a espécie não é qualificável para uma categoria de maior risco em relação a lista de animais ameaçados de extinção, pois são amplamente bem distribuídos. Geralmente, a ameaça a espécies se deve atualmente à ação antrópica, seja pela agricultura convencional, a construção de cidades, ou de estradas entre outras obras.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.


Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 12 de abril de 2010.

Imagens
  • title=
  • title=
Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web