Biblioteca de Áves
Home » Biblioteca de Aves » Bem-te-vi-pirata
Nome Popular

Bem-te-vi-pirata


Nome Científico
Legatus leucophaius


Nome em Inglês
Piratic Flycatcher

Família

Tyranninae

Tamanho

15 cm

Descrição

De bico bastante curto, as faixas superciliares encontra-se na nuca, de voz e comportamento completamente diferentes.É o menor dos “bem-te-vis rajados”, no período reprodutivo vocaliza praticamente o dia todo em locais expostos e torna-se notável. Em comparação com Empidonomus varius,  a cauda mais curta, conferindo um aspecto mais atarracado ao bem-te-vi-pirata. Sob excelentes condições, é possível observar que falta a esse o fio marrom avermelhado da parte superior das penas da cauda daquele. Entretanto, como sempre os vemos contra o céu, as características comportamentais são grandes auxiliares.
 

Habitat

Vive na mata alta e nas copas. Varia de incomum a comum em clareiras com árvores esparsas, bordas de florestas úmidas e capoeiras. Vive normalmente solitário e pousado à altura da copa. Passaria facilmente desapercebido não fosse seu canto marcante, repetido insistentemente.
 

Alimentação

Os adultos alimentam-se quase que exclusivamente de frutos, ao contrário dos demais membros da família Tyrannidae, que comem principalmente insetos.

Nidificação

Aproveita ninhos de várias outras aves para se reproduzir, espantando os adultos e jogando para fora os ovos dos construtores do ninho. A maioria das colônias de japiim e de japus, por exemplo, têm pelo menos 1 ninho ocupado por bem-te-vis-pirata. Põe de 2 a 3 ovos marrom-acinzentados com manchas marrom-escuras.

Curiosidade

O nome pirata vêm do hábito de tomarem ninhos construídos por outras espécies para reproduzirem. Conhecido também como bem-te-vi-pequeno.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.


Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 18 de março de 2010.

Você sócio do COAVE, tem imagens desta ave que gostaria de
compartilhar na Biblioteca de Aves, envie para nós, clicando aqui
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web