Ave Símbolo
Home » Ave Símbolo

Beija-flor-de-fronte-violeta

Ibirama/SC


Após 15 dias de votação, no dia 21 de junho de 2011, o Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis) venceu a eleição para a escolha da ave-símbolo de Ibirama, em Santa Catarina. A ave obteve 1.453 votos, que representam 32,44% do total (4.479). Em segundo lugar ficou o Tucano-de-bico-verde (Ramphastus dicolorus), com 1.078 votos, seguido do João-de-barro (Furnarius rufus), com 1.003 votos e do Pica-pau-rei  (Campephilus robustus), que obteve 904 votos. A eleição envolveu a participação de 25,84% da população ibiramense. A escolha da ave-símbolo foi promovida pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e pela Associação Ecos da Natureza (ACENA), apoiadas por entidades locais, especialmente pela Prefeitura de Ibirama.

Clique aqui para baixar a tabela completa com os resultados por urna.

De acordo com o presidente do COAVE, Maicon Mohr, a ave-símbolo de Ibirama é uma bela espécie de Beija-flor, que pode ser encontrada com relativa facilidade no município. Maicon adiantou que “a legitimação da escolha popular deverá ocorrer nos próximos dias, através da aprovação de lei a ser apresentada pelo próprio Executivo Municipal”.
As entidades organizadoras lembram que o objetivo principal desse projeto não é somente tornar a ave um símbolo ambiental para o município, mas,  também, transformá-la em uma bandeira para o trabalho de educação ambiental junto aos alunos e à comunidade em geral.

Conheça a ave
Possui 11 centímetros de comprimento e uma coloração predominante verde brilhante, de boné azul-violeta, tufos do crisso brancos, retrizes azul-aço e bico negro. A fêmea apresenta as partes inferiores de cor branco-sujo, retrizes laterais com pontas brancas, testa e lado inferior às vezes lavados de canela. Habita a mata, capoeira e jardins. Alimenta-se de néctar. Esta ave tem necessidade de muita limpeza, devido ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso.

Entidades envolvidas
Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Associação Ecos da Natureza (ACENA), Prefeitura Municipal de Ibirama, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (EPAGRI); Associação dos Agricultores da localidade Taquaras e Academa.

Crédito da fotografia da ave: Evaldo Césari

Lei Ordinária n° 2.834 de 26/07/2011



Outras Imagens

  • Evaldo Césari de Oliveira Jr | evaldojr@evaldo.com

    tmp_avesimbolo/in(440x500)-59.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-59.jpg http://
  • Maicon Mohr | COAVE

    tmp_avesimbolo/in(440x500)-60.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-60.jpg http://
  • Juliana M. Mohr | COAVE

    tmp_avesimbolo/in(440x500)-61.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-61.jpg http://
  • Maicon Mohr

    tmp_avesimbolo/in(440x500)-62.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-62.jpg http://

Outras Aves Símbolo
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web