Ave Símbolo
Home » Ave Símbolo

Bem-te-vi

Timbó/SC


 


Após 14 dias de votação, o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) venceu a eleição para Ave-símbolo de Timbó/SC, obtendo 2.398 votos, que representam 31,20% do total (7.685). Seus concorrentes, Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola), Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e Surucuá-variado (Trogon surrucura) obtiveram respectivamente 2.355 (30,64%), 1.517 (19,74) e 1.356 (17,64%) votos. A disputa entre o vencedor e o segundo colocado foi bastante apertada, com uma diferença de apenas 43 votos.

O Bem-te-vi é uma ave bastante popular em Timbó e em toda a região, é vista com bastante freqüência principalmente em ambientes urbanizados e quando não avistada, pode ser reconhecida por sua vocalização bastante característica.

Todo o processo foi realizado pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – COAVE e Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI e apoiado pela Câmara de Vereadores, Assessoria de Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Consórcio do Meio Ambiente, Consórcio de Turismo do Vale Europeu, ONG Equilíbrio Vital, Instituto Ambiental Aracuã, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Fundação Cultural de Timbó, GERED, SAMAE, ACIMVI, CDL, Rotary, Lions, 20º Grupo Escoteiro de Timbó, Rádio 92 FM, Rádio Cultura, Jornal do Médio Vale e Jornal de Santa Catarina.

A votação para escolha da ave como um dos símbolos do município, foi realizada através da utilização de urnas físicas, distribuídas pelo município de Timbó e também através de urnas eletrônicas nos sites do COAVE e SANTA. A votação envolveu baseado em dados do IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística), 20.87% da população timboense (de 36.817 habitantes).

Com o resultado em mãos, o próximo passo é encaminhar o resultado à Câmara de Vereadores de Timbó, que deverá aprovar um projeto de lei e encaminhá-lo à sanção do prefeito, que instituirá oficialmente a ave como um dos símbolos do município.

Em 12 de julho de 2011 o prefeito de Timbó, Sr. Laercio Demerval Schuster Junior assinou a lei n. 2.522, que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal das Aves e declara o Bem-te-vi como ave símbolo do município de timbó.

O COAVE, em nome de todos os parceiros desta ação, agradece a participação da população de Timbó e se orgulha em saber que a consciência ecológica e a busca pela preservação ambiental fazem parte desta comunidade. Parabéns a todos!



Outras Aves Símbolo
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web